CONSULTORIA

Consultoria para organizações como
escolas, hospitais e empresas
que precisam de auxílio para lidar com perdas
do cotidiano e o luto no ambiente de trabalho.


CONSULTORIA

O LUTO NO AMBIENTE DE TRABALHO


O luto pode interferir na atenção, concentração e produtividade do funcionário, propiciando o risco de acidentes, absenteísmo e doenças.
De modo geral, as pessoas não sabem como agir, ou o que dizer frente a uma pessoa enlutada.
A expressão da dor, tão necessária e importante no processo de luto, raramente é autorizada e, na maioria das vezes, é considerada inadequada ou exagerada. O trabalhador, que acaba de passar por uma perda significativa, sente-se como “um estranho” e pode necessitar de auxilio para reorganizar as atividades cotidianas, compreender e definir seu novo papel e vivenciar a dor.

Clique nas imagens abaixo para saber sobre alguns exemplos de atuação da Prestar Cuidados.



Alguns dos nossos clientes:




ESCOLAS

Além das situações já citadas é preciso estar apto para lidar com crianças e adolescentes. Não se deve esconder ou poupá-los de nada.
Deve-se, sim, estar junto nesse momento tão delicado. Informar, esclarecer, conversar a respeito e, principalmente, autorizar a expressão de sentimentos.

Situações que podem surgir na escola:

• Doença e morte de aluno
• Doença e morte de professor
• Doença e morte de pais, irmãos ou avós
• Separação de pais
• Morte de animal de estimação
• Morte ou doença entre os funcionários ou de seus familiares
• Acidentes e desastres.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Os Profissionais de saúde cotidianamente entram e saem de historias dramáticas sem tempo para reflexões sobre como tais settings – com perdas materiais, mutilações, mortes e histórias de vida compartilhadas – influenciam sua vida pessoal e profissional. Não estar preparado psicologicamente para enfrentar as dores e perdas de seu cotidiano profissional, bem como não ser acolhido ou compartilhar suas emoções após atendimentos críticos, contribui para o adoecimento mental e físico, que podem prejudicar suas atividades laborais, além do seu bem-estar pessoal e suas relações familiares e de trabalho.
Estudos indicam que Profissionais de Saúde estão mais propensos ao alcoolismo, distúrbios de ansiedade, depressão, violência, síndrome de Burnout e suicídio. Como defesa psicológica, podem distanciar-se afetivamente para minimizar a empatia com o sofrimento do outro e também, de familiares e amigos. Profissionais e voluntários são expostos a exigências emocionais para as quais não foram preparados, potencializando os riscos de adoecimento físico e mental.
Com o intuito de minimizar riscos e proporcionar resiliência, oferecemos cuidados efetivos e treinamentos preventivos.

• Cursos de capacitação para lidar com a morte no cotidiano do trabalho;
• Grupos acolhimento pós-emergência;
• Acolhimento individual;
• Atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo;
• Assessoria para desenvolvimento de programas de prevenção, capacitação e cuidado aos profissionais de saúde;
• Suporte aos familiares desses profissionais.





CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

São várias as situações de perdas e luto dentro de uma empresa e todas elas, de alguma forma, refletem no bem-estar e na produtividade dos funcionários.

• Doença grave e/ou morte de colegas de trabalho – sempre afetam os trabalhadores, seja pela amizade, proximidade, identificação ou outro motivo. É importante saber lidar com a situação, autorizar a expressão dos sentimentos, identificar quais pessoas e como elas estão afetadas por tal evento e quais caminhos a empresa deve seguir.
• Doença grave e/ou morte de ente querido do funcionário – Pode comprometer a atenção, concentração e produtividade do mesmo. Colegas de trabalho e seus superiores precisam ser orientados sobre como lidar com a situação.
• Morte dentro da empresa – Costuma afetar emocionalmente os profissionais e o cotidiano de trabalho. Pode ser necessária uma intervenção imediata.
• Suicídio ou crime dentro da empresa – São situações de emergência, necessitam de intervenção urgente. Consultar nossa página do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres – NIPED.
• Aposentadorias – Mesmo bem elaborada não deixa de ser uma perda de identidade. A pessoa deixa de ser “profissional” e passa a ser “aposentada”, com todos os estigmas que a palavra e a condição acarretam.
• Demissões; Encerramento das Atividades da Empresa ou Falências – Afetam indivíduos, famílias e empresas e provocam crises, colocando em risco a segurança, a saúde física e emocional.
• Outras situações envolvendo mudanças também podem gerar crises: Promoções; nascimento de filhos; mudanças de cidade, estado ou país; mudanças estruturais no trabalho (fusões, vendas, sucessões), mudanças politicas e na macroeconomia.

A Prestar Cuidados em Psicologia oferece atendimentos psicológicos, cursos e consultorias. Conta com colaboradores especializados e aptos para atendimentos em situações de crises e emergências.

PROFISSIONAIS DE SOCORRO

(bombeiros, polícia civil e militar, exército, marinha, aeronáutica, guarda civil, equipes de resgate, médicos, enfermeiros, psicólogos e voluntários)
Os Profissionais de E&D cotidianamente entram e saem de cenas de horror sem tempo para reflexões sobre como tais settings – com perdas materiais, mutilações, mortes e histórias de vida compartilhadas – influenciam sua vida pessoal e profissional. Não estar preparado psicologicamente para enfrentar as emergências de seu cotidiano profissional contribui para o adoecimento mental e físico, que podem prejudicar sua atividade durante e após um evento, bem como seu bem-estar pessoal e suas relações familiares e de trabalho.
Estudos indicam que Profissionais de E&D estão mais propensos ao alcoolismo, depressão, violência, distúrbios de ansiedade, stress pós-traumático, síndrome de Burnout e suicídio. Como defesa psicológica, pode distanciar-se (acostumar-se) para minimizar a empatia com o sofrimento do outro e também, de familiares e amigos.
Profissionais e voluntários são expostos a exigências emocionais para as quais não foram preparados, potencializando os riscos de adoecimento físico e mental.
Com o intuito de minimizar riscos e proporcionar resiliência, oferecemos cuidados efetivos e treinamentos preventivos.

• Cursos de capacitação e treinamentos para lidar com a morte no cotidiano do trabalho;
• Grupos de cuidados pós-emergência;
• Acolhimento individual;
• Atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo;
• Assessoria para desenvolvimento de programas de prevenção, capacitação e cuidado aos profissionais de socorro;
• Suporte aos familiares desses profissionais.





CONTATO

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco
e veja como a Prestar Cuidados pode ajudar a sua empresa.

Envie uma Mensagem

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem

CRP 5492/J

CONTATO

E-mail:
contato@prestarcuidados.com.br
Telefone:
11 99941 5152
Endereço:
Rua Neto de Araújo, 363 – Vila Mariana
São Paulo – SP

REDES SOCIAIS

Nos acompanhe nas
Redes Sociais