NÚCLEO DE INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS
EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES

O NIPED é um grupo de trabalho formado por
profissionais permanentemente treinados para intervirem em
situações de emergências e desastres.


CONHECIMENTO

ESPECIALIZAÇÃO EM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS


O NIPED (Núcleo de Intervenções Psicológicas
em Emergências e Desastres) é um grupo de trabalho da Prestar Cuidados que conta com colaboradores especializados e
aptos para atendimentos em situações de crises e emergências.


Acompanhamento em situações de morte e funeral

Apoio aos familiares enlutados

Apoio em situações de desastres, emergências e no período de reconstrução

Treinamento para gerenciamentos de crises e emergências em todas as fases do desastre: prevenção, preparação, resposta e reconstrução

Consultoria nos diversos eventos críticos

IMPORTÂNCIA

APOIO PSICOLÓGICO DURANTE EMERGÊNCIAS

Suporte
para Comunidades

Desastres, naturais ou não, afetam, desestruturam e desorganizam comunidades inteiras, que não têm capacidade de resposta para o evento e necessitam de todo tipo de socorro e assistência.

É grande o número de mortos e feridos, pessoas desaparecidas, perdas de animais de estimação, pessoas desalojadas, e cenas de horror.

Prevenção
de Problemas

Eventos abruptos, violentos e inesperados como: desastres, barbáries, acidentes de trabalho ou doméstico, violência e crimes, prisões, mortes súbitas, mudanças estruturais repentinas, demissões e suicídios, colocam em risco a vida, a segurança, a integridade física e emocional e afetam indivíduos, famílias e empresas e provocam crises.

A crise exige resposta rápida e eficaz para prevenir suas consequências. Ela desorganiza , prejudica a atenção e concentração e pode conduzir à perda da eficiência (trabalho, escola, cotidiano), rupturas nos grupos e produção de sintomas em indivíduos.

Outras
Situações

Outras situações envolvendo mudanças também podem gerar crises: Promoções, nascimento de filhos, aposentadoria, desemprego, mudanças de cidade, falências, mudanças estruturais no trabalho (fusões, vendas, sucessões), mudanças politicas e na macroeconomia.

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

SERVIÇOS PARA PROFISSIONAIS

Os Profissionais de Emergências e Desastres cotidianamente entram e saem de cenas de horror sem tempo para reflexões sobre como tais settings – com perdas materiais, mutilações, mortes e histórias de vida compartilhadas – influenciam sua vida pessoal e profissional. Não estar preparado psicologicamente para enfrentar as emergências de seu cotidiano profissional contribui para o adoecimento mental e físico, que podem prejudicar sua atividade durante e após um evento, bem como seu bem-estar pessoal e suas relações familiares e de trabalho.

Cursos de capacitação para lidar com a morte no cotidiano do trabalho

Grupos de descompressão pós-emergência

Acolhimento individual

Atendimento psicoterapêutico individual ou em grupo

Assessoria para desenvolvimento de programas de prevenção, capacitação e cuidado aos profissionais de socorro.

Suporte aos familiares desses profissionais

Estudos indicam que Profissionais de E&D (bombeiros, polícia civil e militar, exército, marinha, aeronáutica, guarda civil, equipes de resgate, médicos, enfermeiros e voluntários) estão mais propensos ao alcoolismo, depressão, violência, distúrbios de ansiedade, stress pós-traumático, síndrome de Burnout e suicídio. Como defesa psicológica, pode distanciar-se afetivamente para minimizar a empatia com o sofrimento do outro e também, de familiares e amigos.
Profissionais e voluntários são expostos a exigências emocionais para as quais não foram preparados, potencializando os riscos de adoecimento físico e mental. Com o intuito de minimizar riscos e proporcionar resiliência, oferecemos cuidados efetivos e treinamentos preventivos.

MEMBROS DO NIPED

QUEM SOMOS


Coordenação
Elaine G. R. Alves
Psicóloga
CRP 06/30847-1

Psicóloga; Pós-Doutoranda pelo Instituto de Psicologia USP; Membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM-IPUSP); Membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (CEPED-USP); Membro de Núcleo de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (NED-CRPSP); Idealizadora e Coordenadora Responsável pelo Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres (NIPED). Sócia do Projeto Perdas Compartilhadas.
Currículo Lattes

Parceira
Alice Moreira da Costa
Psicóloga
CRP 07/18530

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição. Trabalhou como psicóloga na Prefeitura Municipal de Santa Maria no serviço Acolhe Saúde, no cuidado aos afetados pelo desastre da boate kiss. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvendo pesquisa sobre o potencial da Psicanálise na reorganização psíquica de sujeitos afetados por desastres.
Currículo Lattes

Parceira
Cecilia Araújo Melo
Psicóloga
CRP 06/95586

Psicóloga/Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Colaboradora do Núcleo de Emergências e Desastres, subnúcleo do Núcleo de Assistência Social do Conselho Regional de Psicologia-CRP-06
Servidora pública municipal, trabalha atualmente na Divisão Técnica de Orientação Social da Secretaria de Segurança Urbana, onde desenvolve atividade de coordenação e atendimentos ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Atuou como Coordenadora de Ações Preventivas e Apoio Assistencial na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, e também como docente em cursos técnicos e superior.
Currículo Lattes

Parceira
Cristiane Sperling Elesbão
Psicóloga
CRP 07/16733

Psicóloga, formada pela ULBRA/Santa Maria (RS), Especialista em Psicologia Fenomenológica Existencial pela UNIPAR/Umuarama (PR), Mestranda em Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde pela UFSM/ Santa Maria (RS). Integra a equipe do Acolhe Saúde, serviço de acolhimento psicossocial criado após o incêndio da boate Kiss para atender todos os afetados.
Currículo Lattes

Parceira
Dafne Rosane Oliveira
Psicóloga
CRP 06/115113

Psicóloga, docente e pesquisadora, formada pela UNESP/Bauru, Mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília/UnB, Especialista em Terapia Comportamental pela USP-SP, Especialista em Gestão de Emergências e Desastres pela faculdade AVM, e Doutoranda em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP/SP. Participa do CEPED/USP (Centro de Estudos e Pesquisas em desastres) e do NED/CRP (Núcleo de Psicologia em emergências e desastres do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo).
Currículo Lattes

Parceira
Janete Maria Ritter
Psicóloga
CRP 07/18313

Psicóloga com ênfase em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano. Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. Psicóloga na Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de Sapiranga – RS (apoio ao luto em atendimento clínico, Rodas de Conversa, acompanhamento familiar, grupo de gestantes e domicílio). Organizadora e palestrante em cursos e workshops. Atuou em assessoria psicológica organizacional (recrutamento e seleção, acompanhamento em período de contrato, entrevista de desligamento, treinamento de equipes funcionais e lideranças) em Novo Hamburgo/RS; como Coordenadora de grupo de apoio a enlutados e palestras no Cemitério Jardim da Memória. Experiência em docência. Formada no Curso de Extensão Morte e Luto da Prestar Cuidados em Psicologia
Currículo Lattes

Parceira
Laura Almeida Antunes
Psicóloga
CRP 06/48836-9

Psicóloga clínica; Especialização em Segurança de Aviação e aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) pelo ITA, S. J. Campos/SP; Instrutora formada pela ANA; Instrutora do curso de Formação de Agentes de Check-in, Instrutora do Treinamento em Recrutamento e Seleção e Instrutora do curso de Formação de Agentes de Aeroporto – CEAB-Centro Educacional de Aviação do Brasil; Curso: Atenção e Intervenção em Crises de Emergência Pós-Desastres, Módulos I e II, 4 Estações Instituto de Psicologia; Emergncy Response Plan – ERP Trainning – TAP (GRU Airport); Ministrou a Disciplina “Avaliação de Desempenho e Trabalho em Equipe”, no curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional, Faculdade Anhanguera/SP); Organizadora e Professora do Grupo de Estudos voltados para a área de Aviação; Foi Instrutora do curso de Formação de Comissários de Bordo e EWM Aviation Ground School.

Parceira
Maria Luiza L. Pacheco
Psicóloga
CRP 07/14816

Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS– Porto Alegre, RS , Especialização em Atendimento Clínico ênfase em Psicanálise pela UFRGS, Porto Alegre, RS, Psicóloga na Prefeitura Municipal de Santa Maria, Secretaria de Saúde, Acolhe Saúde. Atuou como psicóloga no desastre da boate Kiss. Integrante do Acolhe Saúde que atende as pessoas afetadas por esse desastre de forma direta e indireta. Presta atendimento psicossocial nas situações traumática (suicídio, tentativa de suicídio, mortes violentas). Prestou atendimento em situações de desastre (enchentes no Rio Grande do Sul)
Currículo Lattes

Supervisor
Olavo Sant' Anna Filho
Psicólogo
CRP 06/ 5386

Oficial superior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bacharel, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança da PMESP; psicólogo pela Universidade de Guarulhos (1977), psicoterapeuta e psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama e Escola Paulista de Psicodrama. Possui Pós-graduação em Administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wisconsin e pela Organização Partners of America. É pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento pela Universidade da Costa Rica & Organização Pan-Americana da Saúde. Foi consultor da Organização Pan-Americana da Saúde em programas de preparação para desastres. Desde 1983 vem se dedicando à prática do psicodrama na proteção e Defesa Civil e no tratamento do trauma. Foi Secretário de Estado Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, responsável por estratégias de preparação e treinamento de profissionais de respostas das três esferas de governo. Atuou no gerenciamento de mais de uma centena de emergências e desastres. É pioneiro na introdução da psicologia nas emergências e desastres no Brasil. Membro da Rede Latinoamerica de Psicologia em Emergências e Desastre, autor de livro, capítulos e artigos sobre psicologia e psicodrama nas emergências e desastres.



CONTATO

FALE CONOSCO

Entre em contato conosco
e veja como a Prestar Cuidados pode te ajudar.

Envie uma Mensagem

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem

CRP 5492/J

CONTATO

E-mail:
contato@prestarcuidados.com.br
Telefone:
11 99941 5152
Endereço:
Rua Neto de Araújo, 363 – Vila Mariana
São Paulo – SP

REDES SOCIAIS

Nos acompanhe nas
Redes Sociais